Princípios da preparação física a serem trabalhados da modalidade em clubes e escolinhas de esporte

Os requisitos de performance no voleibol devem ser trabalhados de acordo com as necessidades da equipe ou da competição . O aperfeiçoamento das habilidades motoras  ( fundamentos do voleibol), não pode ficar restrito a repetição dos mesmos.

Qual a importância da prática da modalidade para a saúde e qualidade de vida dos praticantes?

O esporte, enquanto conteúdo escolar pode proporcionar a interação social do aluno e fazer com que os alunos se sintam motivados a aprender. Dentre os vários esportes escolares o voleibol apresenta muitas vantagens, pois pode melhorar o relacionamento entre os colegas e desenvolver várias capacidades físicas dos praticantes, como agilidade, coordenação motora, velocidade, tempo de reação.Durante uma partida de vôlei, um grande grupo muscular é requisitado, e músculos como tríceps, musculatura paravertebral, abdominais e musculatura dos antebraços, além dos membros inferiores, ficam em constante movimento. “O vôlei faz o corpo trabalhar como um todo, melhorando as capacidades físicas funcionais, cardiorrespiratórias e de fortalecimento, o que é extremamente benéfico à saúde”

Como adaptar a modalidade para a inclusão de pessoas com necessidades especiais?

Existe o vôlei adaptado para necessidades especiais.Competem atletas amputados, principalmente de membros inferiores, (no Brasil, muitos vítimas de acidentes de trânsito) e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora (seqüelas de poliomielite, por exemplo). Há algumas diferenças para o vôlei convencional: a quadra é menor: 10m x 6m contra 18 x 9m e a altura da rede também é inferior à modalidade convencional, tem cerca de 1.15m do solo no masculino e 1.05m para o feminino e os atletas competem sentados na quadra. Outra diferença é que no voleibol paraolímpico, o saque pode ser bloqueado. A quadra se divide em zonas de ataque e defesa, é permitido o contato das pernas de jogadores de um time com os do outro, porem não podem obstruir as condições de jogo do oponente. O contato com o chão deve ser mantido em toda e qualquer ação , sendo permitido perder o contato somente nos deslocamentos. Cada jogo é decidido em uma melhor de cinco sets e vence cada set o time que marcar 25 pontos. Em caso de empate, ganha o primeiro que abrir dois pontos de vantagem. Há ainda o tie break de 15 pontos. Administrado internacionalmente pela Organização Mundial de Voleibol para Deficientes (WOVD), e no Brasil, pela (ABVP) Associação Brasileira de Voleibol Paraolímpico.

Como formar cidadãos mais éticos e conscientes de seus direitos e deveres com a prática da modalidade?

Na sociedade atual, a socialização entre pessoas de todas as partes do mundo gera a ocorrência de diversos valores, tanto bons quanto ruins. Tais valores são também vivenciados no esporte e transferidos para a sociedade. Os benefícios da prática de esportes são inúmeros, tanto para a saúde física quanto mental. O exercício físico, além de proteger de doenças, melhora a função imunológica, eleva a confiança e influencia positivamente fatores psicológicos. No vôlei assim como nos esportes como todo,junta as pessoas,da visão de vitoria,ensina a entender uma perda,aprendemos a ter objetivo, lutamos por isso.

Deixe um comentário