Regras: Conduta dos participantes!

REQUISITOS DE CONDUTA

Conduta desportiva
Os participantes devem conhecer e cumprir as Regras Oficiais de Voleibol. Os participantes devem aceitar as decisões dos árbitros com espírito esportivo, sem contestá-las. Em caso de dúvida, somente o capitão em jogo poderá solicitar esclarecimentos.
Os participantes devem evitar ações ou atitudes que visam influenciar as decisões dos árbitros ou ainda encobrir faltas cometidas por sua equipe.

Jogo honesto (“FAIR-PLAY”)
Os participantes devem se comportar de forma respeitosa e cortês, com espírito esportivo (“FAIR PLAY”) não somente para com os árbitros, mas também com outras autoridades, adversários, companheiros de equipe e espectadores. É permitida a comunicação entre os membros da equipe durante o jogo.

CONDUTAS IMPRÓPRIAS E SUAS PUNIÇÕES

Condutas impróprias 
Condutas impróprias menores não estão sujeitas a sanções. É dever do primeiro árbitro evitar que as equipes se aproximem do nível de sanção.
Este dever é executado em dois estágios: Estágio 1 – com uma advertência verbal, através do capitão da equipe; Estágio 2 – utilizando-se de um CARTÃO AMARELO direcionado a um membro da equipe. Esta advertência não é considerada uma sanção, mas sim um alerta de que o membro advertido alcançou o nível de sanção naquela partida. Não há qualquer consequência imediata, entretanto, deve ser registrado na súmula.

Sumário de condutas impróprias e cartões a serem utilizados
Advertência: Sem sanção Estágio 1- advertência por meio verbal; Estágio 2- advertência por meio de cartão amarelo.
Penalidade: Sanção – cartão vermelho.
Expulsão: sanção – cartões amarelo e vermelho juntos.
Desqualificação: sanção – cartões amarelo e vermelho separados.

Disponível em: http://www.cbv.com.br/v1/cobrav/arquivos/REGRAS%20DE%20V%C3%94LEI%20INDOOR%202013-2016%20-%20REVISADA.pdf

Deixe um comentário