Regras: Os Árbitros!

EQUIPE DE ARBITRAGEM E PROCEDIMENTOS

Composição
A equipe de arbitragem para uma partida é composta dos seguintes componentes: 1º árbitro, 2º árbitro, Apontador, Quatro (dois) juízes-de-linha.

Procedimentos
Somente o 1º e o 2º árbitros podem apitar durante a partida: o primeiro árbitro apita para autorizar o saque, que começa o “rally”; o 1º e o 2º árbitros apitam ao final do “rally”, desde que estejam certos que uma falta foi cometida e identifiquem sua natureza. No caso de falta de ataque de um jogador da linha de trás ou do Líbero, ambos os árbitros indicam.  Em caso de falta dupla, ambos os árbitros indicam em sequencia: A natureza da falta; o(s) jogador(es) que cometeu(ram) a falta, caso necessário.

1º ÁRBITRO

Localização
O primeiro árbitro desempenha suas funções de pé sobre a cadeira de arbitragem, colocada em uma das extremidades da rede, no lado contrário do apontador. Sua visão deve estar aproximadamente 50cm acima do bordo superior da rede.

Responsabilidades
Antes do jogo, o 1º árbitro: inspeciona as condições da área de jogo, das bolas e dos outros equipamentos; realiza o sorteio com os capitães das equipes; controla o aquecimento das equipes.
Durante o jogo, o 1º árbitro está autorizado a: advertir as equipes, punir condutas impróprias e retardamentos.
Decidir sobre:
– as faltas do sacador e de posição da equipe sacadora, inclusive barreira; 
– as faltas no toque da bola;
– as faltas no bordo superior e acima da rede, e o contato faltoso do jogador
com a rede, principalmente do lado que ataca;
– as faltas no ataque do Líbero e dos jogadores da linha da trás; 
– um ataque completo feito por um jogador, em que a bola esteja acima do bordo superior da rede, proveniente de um passe de voleio (toque) com a ponta dos dedos, executado por um Líbero que está na zona de frente de sua equipe.
– a bola cruzando completamente o espaço inferior sob a rede. 
– o bloqueio completo de um jogador da linha de trás ou a tentativa de bloqueio do Líbero.

Ao final da partida, ele confere a súmula e a assina.

2º ÁRBITRO

Localização
O 2º árbitro desempenha suas funções de pé, fora da quadra de jogo, próximo ao poste, no lado oposto e de frente para o primeiro árbitro.

Responsabilidades
No começo de cada set, na mudança de quadra no set decisivo e quando necessário, ele verifica que as posições atuais dos jogadores em quadra correspondam àquelas da papeleta de formação inicial.
Durante o jogo, o segundo árbitro decide, apita e sinaliza:
– penetração na quadra do adversário e o espaço sob a rede; 
– faltas de posição da equipe receptora; 
– o contato faltoso do jogador com a rede, preferivelmente da equipe que se encontre em situação de bloqueio, assim como o contato com a antena em seu lado da quadra;
– o bloqueio completo dos jogadores da linha de trás ou uma tentativa de bloqueio do Líbero; ou o ataque faltoso dos jogadores de trás ou do Líbero;
– o contato da bola com um objeto fora do jogo;
– o contato da bola com o solo, quando o 1º árbitro não está em posição de ver o contato;
– a bola que cruza a rede, total ou parcialmente, por fora do espaço de cruzamento para a quadra adversária ou toca a antena do seu lado.

Ao final da partida, ele/ela assina a súmula.

APONTADOR

Localização
O apontador desempenha suas funções sentado na mesa do apontador, no lado oposto e de frente para o primeiro árbitro.

Responsabilidades
Ele(a) mantém a súmula de acordo com as regras cooperando com o 2º árbitro. Ele(a) usa uma campainha ou outro aparelho sonoro para comunicar irregularidades ou sinalizar aos árbitros o que estiver sob sua responsabilidade.
Antes da partida e do set, o apontador: registra os dados da partida e das equipes incluindo o nome e o número do jogador Líbero, de acordo com os procedimentos em vigor e colhe as assinaturas dos capitães e dos técnicos; registra a formação inicial de cada equipe a partir da papeleta de formação inicial.
Caso não receba a papeleta a tempo, ele imediatamente informa o fato ao segundo árbitro.
Durante a partida o apontador:
– registra os pontos marcados; 
– controla a ordem de saque de cada equipe e avisa aos árbitros sobre qualquer erro, imediatamente após o saque;
– está encarregado de reconhecer e anunciar solicitações de substituições dos jogadores pelo uso da campainha, e de registrar as substituições e tempos, controlando seu número e informando o segundo árbitro;
– notifica os árbitros sobre solicitações de interrupções regulares que sejam indevidas;
– anuncia aos árbitros o fim dos sets e a marcação do 8º ponto no set decisivo; 
– registra advertências por conduta imprópria, punições e solicitações indevidas; 
– registra todos os outros eventos conforme instruído pelo segundo árbitro, por exemplo: substituições excepcionais, tempo de recuperação, interrupções prolongadas , interferência externa, etc.
– controla o intervalo entre os sets; 
Ao final da partida, o apontador:
– registra o resultado final; 
– em caso de protesto, com a prévia autorização do primeiro árbitro, escreve ou permite ao capitão da equipe/em jogo escrever na súmula sua versão sobre os fatos protestados.
– Assina a súmula, colhendo logo após, as assinaturas dos capitães das equipes e então a dos árbitros.

JUÍZES DE LINHA

Localização
Se somente dois juízes de linha são utilizados, eles se posicionam nos ângulos da quadra mais próximo à mão direita de cada árbitro, diagonalmente, posicionados de 1m a 2m de cada ângulo. Cada um deles controla ambas as linhas, de fundo e lateral, do seu lado.

Responsabilidades
Os juízes de linha desempenham suas funções utilizando bandeiras (40 x 40cm), para sinalizar:
– a bola “dentro” e “fora”, quando ela cai perto da(s) sua(s) linha(s); 
– a bola “fora” mas tocada por um jogador da equipe receptora; 
– a bola que toca a antena, a bola do saque que cruza a rede fora do espaço de cruzamento, o terceiro toque de uma equipe que cruza a rede fora do espaço de cruzamento, etc;
– qualquer jogador (exceto o sacador) pisando fora de sua quadra no momento do golpe de saque;
– as faltas dos pés do sacador;
– qualquer contato com a antena do seu lado da quadra por qualquer jogador durante sua ação de jogar a bola ou que interferir na jogada;
– a bola que cruza a rede fora do espaço de cruzamento em direção à quadra adversária ou tocando a antena do seu lado da quadra;
– Antes da solicitação do 1º árbitro, o juiz de linha deve repetir sua sinalização.

c_ed_fisica_desportos-8

Disponível em: http://www.cbv.com.br/v1/cobrav/arquivos/REGRAS%20DE%20V%C3%94LEI%20INDOOR%202013-2016%20-%20REVISADA.pdf

Deixe um comentário