Metodologias para o ensino da modalidade em clubes e escolinhas de esporte.

A obtenção do sucesso no processo de ensino e aprendizagem em qualquer situação passa, obrigatoriamente, por uma organização coerente e dentro da realidade, onde todos os aspectos que possam interferir para a obtenção do êxito devem ser minuciosamente estudados e explorados ao máximo.
Um trabalho de iniciação desportiva deve atender aos preceitos técnicos, táticos, físicos e psicológicos da criança. A interação destes fatores é fundamental não só para quem está iniciando, como também para a futura vida esportiva do aluno.
Ao se propor um programa de iniciação desportiva, o profissional deve identificar e basear seu trabalho em (SILVA, 2006):
* Explorar todas as habilidades motoras que integram a modalidade.
* Recursos técnicos que compõem as habilidades motoras.
* Escolhas técnicas para as situações específicas de jogo.
Ao nos referirmos as propostas metodológicas de ensino do voleibol, nosso pensamento deve estar baseado na ideia de que as diferentes metodologias de ensino devem resultar no mesmo fim, que é o aprendizado do aluno. A escolha por uma ou outra metodologia deverá ser feita atendendo critérios inerentes à realidade de cada situação (BOJIKIAN, 2003).
Quando um aluno ingressa em um projeto de iniciação ao voleibol, a primeira preocupação do professor deve ser de fazer com que o referido aluno tenha afeição pela modalidade. O principal fator para a procura por uma prática esportiva é a busca do lúdico e o aprimoramento das habilidades motoras. Dessa forma, temos que buscar atividades que, ao mesmo tempo, sejam producentes na aquisição das habilidades básicas do jogo e estimulem o iniciante (MACHADO, 2006).
O aluno que inicia um processo de aprendizado no voleibol pode ter vários objetivos, como recreacional; praticar uma atividade física; inserção em novo grupo social; ser atleta profissional; entre outros. Independente do seu objetivo, a preocupação do profissional envolvido no trabalho deve ser a de lhe proporcionar condições de adquirir um aprendizado que faça com que este aluno efetivamente jogue voleibol, obviamente respeitando-se as características de cada indivíduo, seus objetivos e as condições que o indivíduo tem para atingir este objetivo.
A este respeito, quando nos referimos a aprendizagem, temos que ter em mente que o seu conceito está baseado em três critérios: ocorrência de mudança de comportamento; esta mudança deve ser duradoura; e deve resultar de uma prática sistematizada e orientada para um determinado fim (BOJIKIAN, 2003; SCHMIDT e WRISBERG, 2001). A aprendizagem engloba aspectos cognitivos, afetivos e motores.
O aprendizado do voleibol promove benefícios nestes aspectos, tais como:
# Cognitivo: Conhecimento de técnica, táticas e regras do jogo; descoberta e transmissão das noções elementares do voleibol.
# Motor: Capacidade de realizar os fundamentos; capacidade de realização do jogo propriamente dito;
# Afetivo: Respeitar os colegas; ter espírito de equipe; verbalizar sentimentos; demonstrar autoconfiança; ter atitudes cooperativas e solidárias.

Silva (2004) propõe que a aprendizagem motora apresenta três estágios:
1 – Cognitivo: Tem como característica uma grande quantidade de erros, ocasionado pela falta de entendimento do movimento, obrigando que o professor forneça novas informações a cada tentativa. Os movimentos são rudimentares.
2 – Associativo: Os erros são menos frequentes e o aluno já consegue detectá-los e, por vezes, promover os ajustes necessários. No entanto o professor deve continuar passando informações.
3 – Autônomo: As habilidades tornam-se automáticas e o aluno já consegue realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo. Sua atenção pode ser dividida com outra tarefa e os movimentos são mais refinados.

Consciente de todos os fatores que influenciam no processo de aprendizagem, é indispensável que o professor planeje com clareza quais serão as estratégias que utilizará no treinamento. O planejamento deve ser visto pelo profissional como uma importante ferramenta do processo de ensino, que vai dar subsídios para avaliar como está o andamento das atividades e permitir que ao longo do tempo o professor avalie o desenvolvimento dos alunos e direcione o foco do seu trabalho para as situações que julgar mais necessária.
O conhecimento das características do desporto propicia ao profissional a aplicação adequada das estratégias que possibilitem a obtenção do maior rendimento pelo aluno.
No processo de ensino do voleibol, as metodologias mais utilizadas são a metodologia convencional de ensino e a metodologia denominada minivoleibol.

Referencias Bibliográficas: http://www.efdeportes.com/efd156/metodologia-para-iniciacao-de-voleibol http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/40930/voleibol-como-metodologias-de-ensino#ixzz3IJg9VdoD

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